Você já ouviu falar na Moldávia??? É um país europeu que quase ninguém conhece, um dos menos visitados do continente. A capital chama-se Chisinau(originalmenteChișinău), e essa é a cidade base onde começa o roteiro de todo viajante que deseja conhecer esse pequeno país, que fica entre Romênia e Ucrânia. A língua oficial é a romena mas muitos falam russo também. O inglês é falado em lugares turísticos mas no geral falam pouco.
Eu fique 2 noites e achei suficiente para ver o principal. Tirei um dia para girar por conta dentro da cidade e o outro para explorar locais mais distantes.



Vou listar alguns locais de interesse para conhecer dentro da cidade, dá para fazer tudo a pé partindo da avenida principal Stefan Cel Mare.
1-Arco do Triunfo(Triumphal Arch): Sim! A cidade tem um Arco do Triunfo que apesar de não muito grande é um local de interesse para os turistas.

2- Catedral da Natividade de Cristo(Cathedral of Christ’s Nativity): Fica em frente ao Arco do triunfo. Foi uma catedral construída em 1830 e bombardeada durante a segunda guerra. Atualmente foi renovada:

3- Torre do sino( Bell Tower): Ao lado da igreja da Natividade. Foi destruída por comunistas em 1962 e reconstruída em 1997.


4-Stefan cel Mare Park: Esse parque é bem arborizado e costuma ficar bonito em dias de sol:
5-Monumento a Estêvão, o Grande(Stephen the Great Monument): Esse é um monumento que fica na entrada do parque Stefan Cel Mare. Foi realocado diversas vezes até que em 1989 voltou para o local atual.

6-Palácio presidencial(Presidential Palace): Residência oficial do presidente da Moldávia:

7-Letreiro I Love Chisinau: Fica perto do Palácio presidencial e rende boas fotos:
8-Cadeira Gigante de Chisinau: bem do lado do “I Love Chisinau” tem essa cadeira para tirar fotos:
9-Museu de História da Moldávia(National Museum of History of Moldova): Para quem gosta de museu, esse apresenta algumas coleções arqueológicas e fotográficas. Eu não fui!
Eu fiz um tour muito bacana com aHi Moldova. Durou aproximadamente 4 horas. A Elana é uma guia nativa que fala fluente inglês e espanhol. É ela quem acompanha nos passeios e conta várias curiosidades do país.
Começamos às 9:30h. A primeira parada do tour foi o Mosteiro de Curchi( Curchi Monastery) que fica cerca de 55km da capital, na floresta de Orhei, no chamadovale do Vatici. Foi fundado em1773-1775 e se tornou um dos maiores e mais bonitos da Moldávia.


Muitas igrejas ortodoxas foram construídas no local:
Na parte externa também tem paisagens muito bonitas para fotos:
Após visitar o Mosteiro, fomos no Orhei Vechi Park que é um complexo arqueológico e histórico. As paisagens são incríveis:
Dá para tirar várias fotos no rio Rault:
Butuceni é uma aldeia, situada ao longo das rochas, e também faz parte do complexo Old Orhei. De três aldeias, a aldeia de Butuceni é a mais próxima do Velho Orhei. É por isso que é a mais visitada. Ovilarejo tem casinhas típicasazuis que é que dão charme ao lugar:
Algumas das partes mais impressionantes de Orhei Vechisão osmosteiros nas cavernas:
É um tour realmente imperdível!! Outro passeio que essa agência faz é para Transnístria, o paísque não existe mas que se auto declara nação. Eles têm até moeda própria e é ncessário apresentar passaporte para conhecer. A capital chama Tiraspol. Eu infelizmente não consegui ir devido ao surto de Coronavirus, porque não estavam deixando ninguém entrar. Aconselho reservar um dia para conhecer aTransnístria, pelos relatos vale a pena.
Republic of Moldova, Chisinau, str. Stefan cel Mare
+373 69 67 77 36
hi@himoldova.md
https://www.himoldova.md/en///
1-Restaurante Jeraffe
Essa é uma ótima escolha de restaurante em Chisinau. Além da comida típica, tem até comida japonesa para aqueles que não resistem a um sushi e sashimi.


Eu pedi um menu degustação que inclui vinhos, no caso o mais famoso da Moldávia que é o Cricova(mesmo nome da cidade que tem várias vinícolas). De entrada veio Carpaccio de Vitela.

O prato principal foi uma costela super macia:
A sobremesa foi um Chocolate Foundant com sorvete(para nós brasileiros o clássico Petit Gateau):
str. Ismail 84,Chisinau, Moldova
(+373) 79 405 177
2- Restaurante Velgar
Esse restaurante é ótimo para experimentar a comida típica da Moldávia. Eu pedi de entradaPlăcintă que é uma comida tradicional também na Romênia e Ucrânia. É tipo um pastel, podendo ser doce ou salgado:


Como prato principal pediMămăligă, outro prato tradicional da região, preparado com farinha de milho e acompanhado de frango:

Str. Mitropolitul Varlaam, 84 (10.892,24 km)
2012 Chișinău
+373 788 85 555
Eu fiquei noAmbassador hotele gostei bastante!


O hotel é super novo e com funcionários prestativos. Há diversas opções de quartos:Double Standard Room, Twin Room,Family Suite,Deluxe Room ePremium Suite que foi a que fiquei.
Todos os quartos estão equipados com móveis de madeira de estilo clássico, colchões ortopédicos premium, travesseiros antialérgicos, roupa de cama de algodão puro, cortinas opacas, ar condicionado, Internet Wi-Fi de alta velocidade, Smart LED TV 4K e telefone. Os banheiros possuem secador de cabelo, roupão de banho, chinelos e kits de cosméticos.

A Suite Premium que fiquei é tipo um apartamento de tão grande, tem até uma sala de estar.


O banheiro conta com uma banheira e uma vista incrível, além disso o quarto possui uma varanda enorme com vários ângulos de Chisinau:

O café da manhã incluso na diária é a la carte. Podemos pedir Bolachas, ovos, bolos, pães, frutas, iogurtes, dentre outras opções:
52/1 Alexei Sciusev, Chisinau, Moldova
+373 22 22 56 56 +373 60 88 80 88
info@ambassador.md
Para mais informações e dicas acesse meu instagram@drdiegoviajando.